O saneamento de esgoto depende da sua coleta e tratamento. No Brasil, o pessoal responsável pela área faz parte da engenharia sanitária.
Se você pretende aprender mais sobre o assunto e entender sua importância, fique até o fim do artigo para conhecer mais sobre a engenharia sanitária e a perspectiva das obras de saneamento no Brasil. Boa leitura!
A Engenharia Sanitária no Brasil
A Engenharia Sanitária é um tipo de engenharia que se baseia em atividades voltadas para os recursos hídricos e obras de saneamento básico. Essa área necessita de muito estudo e conhecimentos multidisciplinares, dentro dos âmbitos da ciência biológica, exata e social.
Um profissional habilitado em engenharia sanitária é capaz de analisar a distribuição e captação de água de bacias hidrográficas, além de também trabalhar com obras em redes de esgoto e estações de tratamento.
Seu estudo possui foco nos emissários subfluviais e submarinos, com extensões que cobrem projetos de irrigação e drenagem.
A urbanização e crescimento exponencial da população em diversas cidades maiores fez com que questões como coleta de esgoto e o sistema de distribuição de água se tornasses assuntos fundamentais a serem discutidos.
Com essa importância exposta, surgiu a Engenharia Sanitária. O trabalho dos sanitaristas aumentou a qualidade de vida das populações, além de ajudar a preservar a qualidade da água, solo e ar.
Perspectiva das obras de saneamento no Brasil
Agora que há falamos sobre a importância da engenharia sanitária, podemos abordar as perspectivas para as obras de saneamento no Brasil.
O ponto mais importante a ser discutido nessa área é a infraestrutura de saneamento instalada ao redor do país.
Segundo diversos estudos e pesquisas feitas por órgãos respeitados, como o SAAEs (Serviços Autônomos de Água e Esgoto), IBGE e SNIS [Sistema Nacional de Informação sobre Saneamento], nós temos um problema crônico com a infraestrutura de saneamento.
O Brasil possui uma capacidade de tratar esgoto superior a sua capacidade de coletar. Isso mostra que nós temos problemas de infraestrutura, logística e coleta de esgoto.
Porém, mesmo com todos os problemas técnicos e estruturais, ainda existe a falta de uma conscientização popular.
Comparado a países desenvolvidos, principalmente da Europa, o Brasil se encontra muito atrasado na educação sanitária e a devida coleta de esgoto para tratamento.
A deficiência nas medidas estruturais e educacionais no Brasil fazem com que o país fique atrasado no âmbito sanitário. Se você precisa de uma empresa qualificada e especializada em obras de saneamento, conte conosco da Gimma.
Confira outros artigos e contribua para a melhora da saúde do país.